O atraso que sempre há

Atrasei a postagem do meu blog pessoal para manter em dia os blogs que desenvolvo para a instituição que atuo. Mas o atraso que sempre há está na leitura. Como assim?

Ando refletindo muitíssimo sobre o desenvolvimento de um texto perante ao contínuo avanço das informações rápidas como as provenientes do Youtube. Eu pessoalmente acompanho cinco ou seis blogs diariamente, alguns semanalmente e já é uma tradição pessoal. Mas será que o blog ainda possui função na consolidação do conhecimento?

Em uma pesquisa que realizei pessoalmente com 50 estudantes de música sobre as fontes confiáveis obtive: 43% afirmaram que o blog é a fonte mais confiável de informação de internet que possuem.

29% disse preferir os Vlogs pela forma de apresentar o conteúdo em dinâmica - de informação em vídeo e youtuber. E o restante afirmou não acompanhar essas formas de comunicação por serem avessos a internet, e preferem os livros.

Assim, a maioria prefere a informação do blog por considerar o texto escrito mais confiável.

Sem dúvidas que na internet há muita informação incorreta. Verdades ou meias-verdades que se transformam ou se transformaram em lei da gravidade. Realmente no desenvolvimento do texto é preciso cognição e organização das ideias, e isso pode ocorrer de forma aplicada até mesmo um pouco maior que a de alguns vídeos.

Ainda nessa pesquisa identifiquei que 74% acompanha ou assina canais de youtube. E para esses estudantes de música não consideram as informações como verdades. E que entendem que é preciso relevar muita coisa.

Bom, a pesquisa girou em torno de estudantes de música, mas e ao grosso da população?

Sem uma pesquisa apurada poderia afirmar que a maioria prefere a informação falada, assistida em vídeos e televisão.

As mídias se aperfeiçoam e falam por voz e linguagem específicas. O Blog atende uma demanda, mas até quando?

Eu particularmente utilizo jornal impresso (que segue no século XXI e na era pós-Trump ganhou força nos EUA), blog, revistas online e rádio (que diziam seria extinta, e voa no século XXI).

Televisão apenas para entretenimento, série e futebol. E você?

todos os direitos reservados 2020

Ouça João Marcondes no Spotify, Deezer, iTunes Music e similares

Contato | 55 11-982296553