Música Erudita e Música popular?


Quando me perguntam a que me dedico como compositor a resposta é sempre a mesma: a música, pura e simplesmente. A pergunta se estende para popular ou erudita? E respondo novamente, apenas música.

Sem sombra de dúvidas essa é a questão musical mais ultrapassada. Um transtorno típico de quem se importa com rótulos. Um pragmatismo cansativo e anacrônico.

Quando decidi me dedicar à música como compositor, algo que ocorreu naturalmente, não me preocupou estilo, forma, sequer tive ciência desse preconceito construído sem finalidade. Gostava tanto de Chico Buarque quanto de Heitor Villa-Lobos, de Tom Jobim, Legião Urbana e Abel Carlevaro.

Fui adolescente na década de 1990, ouvir Renato Russo era habitual. Por que negar? Não faço artisticamente nada próximo ao que a banda Legião Urbana fez, mas e se quisesse fazer?

O preconceito é um entrave para a criação artística.

Assim, o que somos afinal?

O Brasil é uma nação multicultural. Dezenas de influências compõe o imaginário do compositor brasileiro. Marque um grande compositor que não tenha transitado por ritmos, gêneros e até mesmo estilos diferentes.

Por exemplo, quando conheci a canção Frevo de Tom Jobim e Vinícius de Moraes me senti feliz e repleto tanto quanto quando conheci canções de Camargo Guarnieri.

Hoje a obra que venho desenhando nas partituras é uma síntese do que vivi como músico, como estudante de música e do cotidiano alheio a vivência musical.

Na minha discografia possuo balés, discos instrumentais, discos experimentais, canção, até mesmo uma obra sacra (que pretendo ampliar), peças solo. E ainda uma obra numerosa sinfônica, inédita, que pretendo me dedicar no futuro.

Os limites para a criação artística quem faz são os outros que apontam o que não devemos. E tem cabimento isso?

Crie sua obra sem paradigmas. Sem preocupações. Apenas procurando alguma autenticidade.

Uma evolução que é a comparação de hoje com o dia de ontem, sua obra a si

.

todos os direitos reservados 2020

Ouça João Marcondes no Spotify, Deezer, iTunes Music e similares

Contato | 55 11-982296553